quinta-feira, 2 de maio de 2013

Espaço vazio, do médio a graduação!

A um bom tempo venho refletindo sobre a questão da escolha do curso no ano de vestibular. De tanto refletir, resolvi escrever. Não sou autoridade no assunto, mas foda-se o blog é meu eu escrevo o que quiser!!!

Primeiro ponto, me tomando como exemplo, aos 16/17 anos eu estava no terceiro ano do ensino médio estudando loucamente para prestar vestibular para o que julguei ser a profissão da minha vida...MEDICINA... Pois é, eu estudei pra caraca. E numa crise existencial as vésperas do vestibular pensando: Caralho eu vou ter que estudar 6 anos as custas do meu pai, vou ter que literalmente dedicar minha vida a estudar e poxa não consigo me imaginar com 24 anos de idade pedindo 20 reais pro meu pai pra dar uma volta com a namorada.

O que vou fazer?

Pois é o vestibular passou, eu passei e de medicina um mês depois eu estava matriculado em ENGENHARIA. E to falando de engenharia química (eu não construo prédio, não concerto motor de carro e não entendo de estruturas elétricas), mas tranquilo pensei eu: - É algo que gosto também, vou estudar como um cão? Sim, eu vou, mas ainda sim terei a chance de trabalhar pra me manter.

Mas cara, com 17 anos eu entrei na universidade. Com essa idade alguns dos meus amigos estavam começando a sair, namorar, achar que é gente grande e eu já trabalhando e estudando... Tem algo errado ai. Tudo bem a grande maioria dos meus amigos eram pelo menos 5 anos mais velhos que eu. O que me levava a crer que eu deveria ter a mesma "maturidade" que eles, ter a mesma condição financeira e por ai vai.

Eu criei uma estatística que é unica e exclusivamente minha. Não é baseada em estudos verdadeiros, não tem observação de grupo controle e eu acho que é assim pq acho que é e ponto. E esta é:

A GRANDE MAIORIA das pessoas que entram na faculdade antes dos 20 anos de idade, trancam, abandonam ou trocam de curso pelo menos 1 vez.

É incrível que essa galera só fica definitivamente num curso dos 20/21 pra frente... Por que julgo eu que é a idade onde você precisa começar a trabalhar, já está no mercado de trabalho e entende onde seu curso se aplica ou ta ali só pra levantar uma grana pra terminar seu curso e ai sim entrar no ramo que gosta.

Eu acredito de verdade que dos 17 aos 20 anos o estudante deveria ser apresentado a 3 línguas estrangeiras, a cursos profissionalizantes ou no minimo um contato com o mercado de trabalho pra adquirir maturidade, saber como a vida funciona. Seria tipo um ensino pós médio, um período onde o estudante se prepara e adquire seriedade pra não pensar que universidade é maconha toda aula e cerveja a cada intervalo de aula.

Sei lá, eu penso que profissionalizar a mente do estudante é o minimo para ele entender que um relatório de práticas laboratoriais até antes da faculdade é para execução do solicitado. E relatório de prática no ensino superior é para se discutir o por que dos efeitos gerados pela execução do solicitado. Parece besta, mas o índice pessoas que se decepcionam quando descobrem que a questão é mais séria que botar um jaleco e tirar onda de doutor é grande.

Esse foi apenas um "desabafo" sobre algo que eu vivi e MUITO amigos meus viveram e vivem. Pensar na solução para os problemas da educação não é para os políticos que mal tem o ensino médio. É para quem vive o dilema de ter que tomar uma decisão, ter que trabalhar e estudar e ter que viver uma escolha as vezes despreparada, ou seja, NÓS!

Ass: Eu mesmo em protesto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário